top of page

COMO REMOVER CONTAMINAÇÃO POR MOFO DE SUAS PAREDES

Atualizado: 12 de jun. de 2019



O mofo é um tipo de fungo, que se prolifera em condições favoráveis, como áreas quentes, úmidas, mal ventiladas e mal iluminadas.


Em pinturas, se apresentam geralmente como pequenos pontos escuros, que podem se unir em áreas maiores, formando uma névoa escura, que decompõe a tinta. Alguns cômodos, como banheiros mal ventilados, são especialmente suscetíveis ao aparecimento de mofo.


Como tratar o mofo na parede:


PASSO 1


Lave bem a superfície mofada com uma mistura de água e água sanitária em partes iguais. Utilize luvas e óculos de proteção. A ação do cloro da água sanitária promove a eliminação do mofo superficial. Deixe agir por pelo menos 1 hora.


PASSO 2


Enxágue completamente a parede com água limpa (ou pano úmido) e deixe secar.


PASSO 3


Examine a parede e verifique se as manchas foram removidas. Caso necessário, repita o passo 1 e 2.


PASSO 4


Verifique se a parede está íntegra, pronta para pintura, ou necessita de reparo. Pode haver descascamento da tinta. Neste caso, aplique Massa Corrida IF para correção das pequenas imperfeições em superfícies internas e Massa Acrílica IF em superfícies externas. Lixe e retire o pó.


PASSO 5


Com a parede totalmente seca, aplique uma demão de Selador Acrílico IF e espere secar.


PASSO 6


Finalmente, aplique a tinta de acabamento com a cor escolhida. Normalmente, são necessárias de duas a três demãos. Se o ambiente for propício ao surgimento de mofo, você deverá pintar com uma tinta especial, como a Tinta Oxicolor Acrílico Fosco Anti-Mofo.


Atenção: É importante notar que a eliminação de mofo na parede não será permanente se no local existirem as condições para sua proliferação. Verifique se outras superfícies em sua casa não apresentam mofo, como sofás, interior de armários, sapatos, etc. Caso tenha mofo em diversos cômodos, você deverá buscar alternativas para melhor iluminar, secar e ventilar o ambiente.



bottom of page