TIPOS DE TINTAS

Atualizado: 12 de jun. de 2019

Conheça os principais tipos de tintas para construção civil.






Quais são os diferentes tipos de tinta e onde aplicá-las


COMPLEMENTOS

Os chamados “Complementos” são materiais destinados ao uso antes da pintura de acabamento, normalmente associados à preparação da superfície. Os mais comuns são os produtos para corrigir imperfeições, as massas niveladoras, e os produtos para melhorar a adesão da tinta, como seladores e fundos preparadores.


TINTAS A BASE DE ÁGUA E A BASE DE SOLVENTE


As tintas “a base de água”, como o nome diz, são solúveis em água. Ou seja, são ecologicamente mais amigáveis, possuem menos cheiro e as ferramentas utilizadas na pintura podem ser limpas com água. Além disso, na secagem da tinta não ocorre a liberação de vapores nocivos.


Tinta “à base de solvente” é o nome que se dá a todos os outros tipos de tintas que não são solúveis em água. Os solventes podem ser muito diversos, sendo os mais comuns no uso da construção civil o aguarrás mineral e as combinações de solventes aromáticos (xileno, tolueno) com cetonas ou álcool.



  1. Látex PVA

O látex PVA é hoje o nome genérico de tinta ou massa para uso interno, apesar de na prática poucas tintas ainda serem fabricadas com resina PVA. O nome é originado do tipo de resina utilizada na tinta, o Acetato de Polivinila (PVA), que é um polímero sintético. O látex natural é extraído de algumas plantas, como a seringueira. O látex natural é um líquido leitoso, que ao secar, forma um filme. Na fabricação de tintas para uso na construção civil, as Tintas Acrílicas substituíram largamente as Tintas PVA, pois são bem mais versáteis e resistentes.


2. Tinta Acrílica


A Tinta Acrílica é o tipo mais comum fabricado no Brasil, pois existe uma boa disponibilidade das resinas acrílicas, que são compostos bastante versáteis, podendo ser rígidos ou elásticos e resistentes ao intemperismo. Os produtos à base de resinas acrílicas podem ser utilizados em áreas externas ou internas. Podem também ter acabamentos brilhantes, semi-brilhantes, acetinados ou foscos, dependendo da formulação da tinta. Podem ter também características de impermeabilização, impedindo a passagem de água pelo filme seco.


3. Esmalte Sintético

Muito indicado para uso em superfícies de materiais como ferro e madeira, o esmalte sintético pode ser usado como primer (primeira demão) ou acabamento. Os esmaltes sintéticos são também conhecidos como tinta à óleo, devido à solubilidade em aguarrás e ao tipo de resina utilizada, a resina alquídica. Dependendo do tipo da resina, podem ter secagem mais lenta ou mais rápida. A característica principal destes produtos é seu filme brilhante e flexível. No entanto, são mais sensíveis à alteração de cor (amarelamento) quando expostas aos raios solares. Existem atualmente muitos desenvolvimentos dos chamados esmaltes à base de água, que têm substituído o esmalte sintético nas aplicações da construção civil.


4. Esmalte base água


São produtos indicados também para madeiras e metais, porém com secagem muito mais rápida e cheiro mais suave que os esmaltes sintéticos, sendo portanto indicados para a pintura de móveis, portas e janelas em residências, ou na construção civil em geral. As resinas utilizadas nestes produtos são geralmente acrílicas. O nível de brilho que se obtém é usualmente menor do que nos esmaltes sintéticos.

5. Texturas


São revestimentos com acabamentos muito variados, utilizados quando se deseja um obter toque rústico ou sofisticado em ambientes internos, ou como proteção em paredes externas. A utilização de texturas em paredes externas deve ser cuidadosa na escolha do produto e do profissional, pois existe uma variedade muito grande de nível de qualidade entre os fabricantes, uma vez que não existem até o momento normas técnicas que especifiquem o nível de qualidade. O efeito que se obtém das texturas pode ser como uma casca de laranja, com grãos riscados ou semelhante a um emboço.


#tintas #tipodetintas #Complementos #TintaBaseAgua #TintaBaseSolvente

#Latex #TintaAcrilica #EsmalteSIntetico #EsmalteBaseAgua #Texturas