Para cada tipo de superfície existem produtos adequados e uma técnica própria de aplicação. Antes de pintar, vamos conhecer um pouco mais sobre as superfícies mais comuns em residências, escritórios ou qualquer edificação em geral.

Alvenaria
Superfícies de alvenaria são aquelas construídas com materiais como tijolos, blocos de cimento, concreto e similares. Estas superfícies são comuns em paredes, muros, fachadas de edifícios e outras estruturas arquitetônicas.

Gesso acartonado (drywall):
Drywall, também conhecido como gesso acartonado, é um material de construção utilizado para a montagem de paredes e forros internos. É composto por uma camada de gesso entre duas camadas de papelão. Essa estrutura confere ao drywall características como leveza, facilidade de instalação, e um bom desempenho acústico e térmico.

Gesso estuque:
O gesso estuque, conhecido também apenas como estuque, é um material de acabamento utilizado para revestir paredes e tetos internos. Ele é composto principalmente de gesso, água e às vezes aditivos para melhorar a durabilidade e a trabalhabilidade. O gesso estuque proporciona um acabamento liso e pode ser moldado em decorações ornamentais, como molduras e rebaixamentos.

Madeira:
A madeira é um material amplamente utilizado em residências, na forma de portas, janelas, móveis e diversas outras estruturas. Pode ser encontrada envernizada, com um aspecto mais natural, pintada ou revestida com materiais como a fórmica. Por ser um material natural e orgânico, a madeira é mais suscetível ao desgaste causado pela luz solar ou ataques biológicos, como mofo ou cupins.

Metais (alumínio/ferro/aço):
As superfícies de metal encontradas em residências são usualmente alumínio, aço comum, aço galvanizado ou ferro fundido.
O alumínio é leve, resistente à corrosão e costuma ser encontrado em esquadrias de janelas, portas ou grades. Entretanto, pode sofrer corrosão se não protegido adequadamente.
O aço comum é normalmente o mais comum metal utilizado para grades, cercas de proteção, entre outros. É bastante resistente, porém é também o mais propenso à corrosão se não tratado ou protegido adequadamente.
O aço galvanizado pode ser encontrado em peças menores, calhas ou mesmo chapas de portões. É um tipo de aço tratado com zinco, o que lhe confere uma maior resistência à corrosão.
O ferro fundido é encontrado em móveis de jardim, grelhas de piso ou outros objetos, sendo um material robusto, porém também suscetível à corrosão se não protegido.
Comentarios